top of page
logo 3 - horizontal.png

Me siga nas redes sociais

Buscar
  • Foto do escritorArthur & Vidal Agência

O QUE É CONSÓRCIO?

Atualizado: 23 de mar. de 2021


Conheça uma modalidade que cresce a cada ano pelos seus benefícios financeiros, com o sistema de consórcio você planeja sua conquista alinhando necessidade de compra e poder financeiro.


O consórcio nada mais é que um grupo de pessoas que paga uma parcela em comum, e da soma dessas parcelas que os consorciados pagam, a administradora faz a distribuição dos bens, sendo a contemplação por meio de sorteio e lance.


O cliente ser contemplado significa que após a aprovação do crédito ele terá o crédito para usufruir sem ter a necessidade de dar entrada, afinal o cliente pagou apenas as parcelas, vale a pena lembrar que caso o cliente não oferte um lance, ele tem que ser sorteado durante o plano, que nos mostra que ser sorteado não é uma sorte e sim a data que será sorteado. Uma outra forma de você contemplar o seu consórcio é por lance, o lance pode ser oferecido mensalmente, algumas administradoras calculam o percentual em cima do crédito, outras sobre crédito mais taxas, ou até mesmo por número de parcelas. O lance você só paga na certeza de contemplar e além de antecipar a utilização do crédito permite diminuir o valor da parcela ou o número das parcelas.


Quais os custos que estão incluídos na parcela do consórcio?


Taxa de administração que pode variar de acordo com o tipo do bem e com o prazo que o cliente contrata, esse é o custo para a administradora cuidar do seu dinheiro. Alguns clientes questionam a questão de pagar para alguém administrar o dinheiro que ele poderia estar guardando, mas o principal benefício do consórcio além do custo baixo é você priorizar o dinheiro para uma finalidade e poder utilizar o crédito antes de juntar todo o valor.

O Fundo de Reserva é uma taxa cobrada para cobrir casos de inadimplência dentro do grupo, desde custos jurídicos até cobertura de saldo para garantir a entrega de um bem caso necessário. Esse fundo pode variar de administradora para administradora e no término do plano é rateado e ressarcido aos consorciados ativos, podendo voltar menos do que foi pago por conta dos casos de inadimplência ou até mesmo retornar um valor maior por conta das correções.


O Consórcio atende modalidades como serviços, todos os tipos de automotores, imóveis, barcos, aeronaves e algumas administradoras com consórcios até para compra de franquias.

É importante lembrar que as regras podem variar muito de administradora para administradoras e que não existe uma garantia de data exata da contemplação, que é inclusive o maior motivo de reclamações no sistema. Clientes que poderiam se programar mas que sem entender o produto corretamente por falta de informação ou por promessas de profissionais mal qualificados compram errado. Existem sim estratégias para pra antecipar a contemplação do seu consórcio, e inclusive abordaremos aqui no Blog da Especialista Em Consórcio.


Esse artigo fez sentido pra você?


Não esqueça de compartilhar e me seguir nas redes sociais para ter mais conteúdos como esse é acompanhar um pouco da minha rotina @mairaaespecialistaemconsorcio / Canal no Youtube: Maíra Nogueira - A Especialista em Consórcio.


114 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Sala de reunião vazia
logo 3 - horizontal.png

Me siga nas redes sociais

bottom of page